Fragrâncias: características e propriedades
Ao caminhar pelos corredores de supermercados, é comum observar os clientes tentando sentir o cheiro dos produtos antes de levá-los para casa, tornando a fragrância uma peça chave na decisão de compra do consumidor.
Uma fragrância pode despertar sensações, emoções e até memórias. Dessa forma, os estímulos olfativos desencadeiam reações que criam conexões emocionais com o produto.
Mas você já parou para pensar como funciona esse componente? Continue a leitura para saber mais sobre o uso de fragrâncias nas formulações de saneantes e cosméticos.
O que são as fragrâncias?
Antes de partirmos para definições mais técnicas, é conveniente diferenciarmos um pouco alguns termos que normalmente causam confusão: aroma e fragrância. Certamente você já se deparou com estas duas palavras em seu cotidiano e é muito provável que até tenha utilizado elas para uma mesma finalidade. Mas, será que estes dois termos são realmente equivalentes?
De forma sucinta, a resposta é não - mesmo que a diferença entre os dois seja muito parecida até certo ponto. O nosso sentido do olfato é muito complexo, permitindo-nos reconhecer milhares de odores diferentes e interagindo em conjunto com outros de nossos sentidos. E é nessa complexidade que podemos distinguir um aroma de uma fragrância.
Sabendo desta complexidade, fragrância é o termo usado quando apenas o sentido do olfato é ativado: ou seja, quando falamos de algo que nos faz sentir apenas um cheiro. No entanto, é muito comum que um cheiro acabe estimulando outros sentidos: sabe aquele cheiro de café recém torrado que faz com que aquela memória de seus avós torrando grãos na sua infância retorne? Ou aquele cheiro de pinho e especiarias que te transporta para uma ceia de natal? Quando ocorre essa mescla de sentidos ou essa ligação com alguma memória ou sentimento, uma fragrância se torna o que chamamos de aroma.
Com isso, podemos ver o porquê destes dois termos serem utilizados normalmente como simples sinônimos. E, ao saber desta distinção entre eles, abrimos as portas para o grande universo da perfumaria, fragrâncias e aromas: um cheiro realmente marcante não deve ser apenas uma fragrância, ele deve nos despertar sempre mais do que apenas o olfato.
Agora que temos estas definições, podemos partir para uma definição um pouco mais técnica.
As fragrâncias com as quais nos deparamos são normalmente composições complexas produzidas pela mistura de diversas moléculas, como ésteres, álcoois, aldeídos, cetonas e terpenos. Cada molécula possui características físico-químicas únicas, como volatilidade, solubilidade e odor. A combinação dessas diferentes características de cada uma das moléculas em diferentes proporções irá criar a identidade olfativa de cada fragrância.
Destas características listadas, é indispensável que as fragrâncias possuam na sua composição a presença de substâncias voláteis, que são aquelas que evaporam com facilidade e permitem que suas moléculas se misturem com o ar. Assim que inalamos, carregamos para dentro do nariz estas moléculas que serão absorvidas pelo tecido nasal e traduzidas em cheiros para o nosso cérebro.
Sabendo disso, é fácil perceber que cada fragrância será única devido à sua composição específica e à proporção relativa de cada componente, podendo ser composta exclusivamente por uma só molécula, ou por diversas substâncias misturadas.
Inicialmente as fragrâncias eram compostas exclusivamente por óleos essenciais, que são substâncias naturais presentes em plantas ou mesmo em animais. Contudo, ao longo do tempo passou-se a sintetizar diversas substâncias aromáticas, surgindo então, as essências sintéticas.
Conhecendo as fragrâncias
Após as definições apresentadas acima, podemos começar a imaginar a complexidade que podemos imprimir às fragrâncias, especialmente quando as trazemos para aplicações de perfumaria, onde raramente se empregam poucas substâncias para composição.
Uma forma de tentar compreender uma fragrância, é empregando a classificação dela na pirâmide olfativa. Essa pirâmide é uma forma de classificar sua estrutura, dividindo-a em três partes: as notas de topo ou cabeça, as notas de corpo ou coração e as notas de fundo.
As notas de topo ou cabeça, como o próprio nome diz, remetem àquelas notas sensoriais que sentimos de cara ao nos aproximarmos de uma fragrância. São aquelas que explodem em nosso olfato inicialmente. As substâncias que geram este tipo de nota tendem a ser substâncias leves e muito voláteis e geralmente são cítricas e frescas, lembrando notas de limão, laranja ou tangerina. As notas de topo são as responsáveis pela primeira impressão de uma fragrância e geralmente são elas que prendem sua atenção.
No entanto, como estas notas de topo são muito breves, elas não devem ser consideradas as principais. Logo após o desaparecimento delas, você deve perceber as notas de corpo ou coração, que são conhecidas por serem a real personalidade de uma fragrância. Elas tendem a ser substâncias ligeiramente mais pesadas que as notas de topo e também persistem por muito mais tempo. As notas de coração geralmente são frutadas, florais ou de especiarias.
Por fim, as substâncias mais pesadas e menos voláteis compõem o que chamamos de notas de fundo. Essas notas, como sugere o nome, normalmente não se destacam muito de início, mas ao longo do tempo se tornam mais notáveis. As substâncias utilizadas para criar notas de fundo normalmente são amadeiradas, resinosas, almiscaradas ou de baunilha.
Esse conceito de pirâmide olfativa é útil para compreendermos a evolução de uma fragrância e também é uma ferramenta que auxilia na escolha da fragrância ideal, reconhecendo a importância de cada tipo de nota.
Função das fragrâncias
Nas formulações de cosméticos e produtos de limpeza, as fragrâncias podem desempenhar mais de uma função, tendo um papel significativo dentro desse universo.
- Mascarar o odor de outros componentes da fórmula: dentro de uma formulação, alguma matéria-prima pode conter odores que são característicos, porém desagradáveis. Ao adicionar fragrância na formulação, o odor indesejado é mascarado tornando o produto agradável.
- Promover a percepção de limpeza: o consumidor pode ser influenciado pelo cheiro característico da fragrância, dando a sensação de que a limpeza foi mais eficiente. Comumente alguns odores frescos são associados a limpeza e bem-estar, influenciando o usuário.
- Evocar emoções: diferentes fragrâncias podem despertar emoções e sentidos distintos nas pessoas, como relaxamento, alegria ou energia.
- Caracterizar o produto: produtos de limpeza muitas vezes estão associados a odores comuns da natureza, como por exemplo lavanda, limão, pinho e floral. Desta forma, usa-se uma fragrância com notas que remetem ao cheiro característico do item que foi descrito no rótulo.
Influências das fragrâncias em formulações
O uso de fragrâncias pode interferir nas características físico-químicas das formulações.
Uma das propriedades mais afetadas pela fragrância é a viscosidade, sendo que, para uma mesma fórmula pode ser possível encontrar viscosidades bem distintas apenas alterando a fragrância.
Além disso, a estabilidade da fórmula também poderá sofrer algum efeito causado somente alterando a fragrância. A ocorrência destas alterações pode ser explicada pelo fato de que cada fragrância é única e, conforme visto anteriormente, geralmente é uma combinação de diversos compostos. Sendo assim, mesmo que duas fragrâncias apresentem odores similares, podem ter composição química completamente diferentes e propriedades distintas.
No fornecimento de fragrâncias também é muito comum encontrar as chamadas de hidrossolúveis que, apesar do nome, não são de fato solúveis em água. O que ocorre neste caso é o acréscimo de tensoativos, como o Nonilfenol, por exemplo, na composição da fragrância para que, quando em contato com a água, os componentes oleosos sejam imediatamente emulsionados, facilitando a incorporação durante o processo produtivo. No entanto, estes tensoativos têm a tendência de quebrar a viscosidade e reduzir a solubilidade de algumas formulações, provocando instabilidade.
Outro ponto importante a ser evidenciado é sobre as fragrâncias cortadas. Como as fragrâncias são produtos, em sua maioria, de alto valor, muitos fabricantes e distribuidores fazem um processo de diluição com solventes de custo mais baixo para “baratear”, o que acaba reduzindo sua eficácia. Além disso, estes solventes também têm a tendência de quebrar a viscosidade e gerar instabilidade para algumas formulações.
Portanto, uma boa dica no momento da compra de uma fragrância, é solicitar a chamada óleo puro. Isso significa que ela não contém tensoativos e nem solventes. Nesse caso, o processo de emulsionar pode ser feito no momento da fabricação com os componentes o mais adequados possível para a formulação em questão. O preço do produto será mais alto, em contrapartida a dosagem será significativamente menor, apresentando uma melhor relação custo x benefício.
Isogen E-TEC: conheça a solução da Macler para emulsionar fragrâncias
A maior parte dos óleos essenciais e essências sintéticas são moléculas apolares ou com polaridade reduzida, o que faz com que a maioria das fragrâncias sejam praticamente insolúveis em água. Nesse sentido surge a necessidade de emulsionar a fragrância para incorporá-la em sistemas aquosos.
Na Macler, o Isogen E-TEC surgiu como uma alternativa eficiente para emulsionar as mais diversas fragrâncias, gerando redução de custos sem afetar os níveis de ativo, fragrância e corante dos produtos, fatores cruciais para performance e decisão de compra.
Com a sua utilização, é possível não só usar uma baixa dosagem, como também substituir o Nonilfenol Etoxilado, substância comumente utilizada para este fim, mas um componente comprovadamente tóxico ao meio ambiente. Clique aqui para saber mais.
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- Já o seu custo é mais baixo e, na maioria dos casos, demanda uma dosagem menor em relação aos emulsionantes tradicionais, reduzindo também o custo por aplicação no produto.
- Além de todos os benefícios acima, ele também é muito fácil e prático de trabalhar.
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Muito além dos perfumes
As fragrâncias em produtos de limpeza e cosméticos vão além do perfume agradável. Elas podem mascarar odores, criar identidade e até mesmo evocar emoções. Ao escolher um produto, é importante considerar suas necessidades e preferências, além de estar atento à composição da fragrância e aos cuidados ao aplicá-la.
O SmartLab da Macler pode auxiliar o seu laboratório nessa aplicação e no desenvolvimento de novas formulações, sempre com foco em melhorar os seus processos e a performance da sua empresa.
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Com o aumento da conscientização sobre os impactos ambientais das substâncias químicas, o uso do Nonilfenol Etoxilado começou a ser questionado.
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No SmartLab da Macler, ao desenvolver uma formulação de limpa vidros que se destaque, são consideradas algumas características chave: limpeza eficiente, secagem rápida, ausência de manchas e marcas e controle da espuma.
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