EnglishEspañol

Betaína: saiba como identificar e proteger sua indústria das fraudes

A Cocoamidopropil Betaína é um tensoativo utilizado nas indústrias de saneantes e cosméticos, devido à versatilidade das suas aplicações. Sua ampla utilização faz com que as fraudes no fornecimento dessa matéria-prima se tornem cada vez mais frequentes.  

Continue a leitura para saber como identificá-las e ter acesso às metodologias de análise deste ativo.

O que é a Betaína?

A Cocoamidopropril Betaína é um tensoativo que possui cargas positiva e negativa que se neutralizam. Em meio neutro e alcalino se comporta como  um tensoativo não iônico, porém em meio ácido acaba protonado e adquirindo propriedade catiônica.

As principais propriedades destes tensoativos são sua solubilidade, emoliência, poder espumante e umectante, explicando assim a ampla utilização no mercado de cosméticos e saneantes.  

Estrutura molecular da Betaína:

 

 

 

 

 





A Betaína é um tensoativo vegano, que também pode ser produzido sinteticamente. Também se destaca por sua rápida decomposição, se tornando um produto facilmente biodegradável e de baixa toxicidade. 

Atualmente, é utilizada como um tensoativo secundário, atuando em conjunto com outros tensoativos, principalmente em formulações de cosméticos e produtos de limpeza. 

Sua aplicação promove mais suavidade e emoliência, aumenta o desempenho da formulação, estabiliza a espuma e incrementa a viscosidade.

Fraude comum no fornecimento da Betaína

As fraudes no fornecimento dessa matéria-prima se tornaram cada vez mais frequentes, ocorrendo inúmeros casos de venda de produtos com menor concentração do que a recomendada, sem a devida comunicação ao cliente: o que se tem ofertado é a Betaína com 30% de sólidos que, na realidade, contém apenas cerca de 25% de ativo.

A oferta de um produto com menor concentração sem a devida transparência, nos mostrou a necessidade de trazer um alerta e garantir um produto honesto e seguro, com os ativos de acordo com a quantidade ofertada. Por isso, a Betaína fornecida pela Macler está disponível em duas versões conforme especificações abaixo:

Como identificar e evitar essas fraudes no controle de qualidade?

A análise de concentração aproximada de ingrediente ativo presente na Betaína é feita através do cálculo abaixo:

A maneira mais eficaz para aferir o teor de água é o método Karl Fischer, trata-se de uma metodologia precisa e rápida, mas que exige um equipamento específico para análise.

Caso não haja essa possibilidade, ainda se consegue uma precisão razoável através da análise de sólidos por infravermelho ou secagem em estufa. Já para análise de cloretos, utiliza-se a titulação de Mohr

Pensando em facilitar sua rotina, reunimos todas essas metodologias em um PDF com passo a passo completo. Clique na imagem abaixo para acessar:


Não se deixe enganar!
Sempre questione os fornecedores quanto ao percentual de ativo real do produto ofertado. Solicite amostras antes da compra, para a realização da análise e garantia do desempenho e concentração indicados.

 

A Macler é conhecida por dar atenção extrema à qualidade dos seus produtos. 

Além das tradicionais análises físico-químicas, as matérias-primas passam por testes de aplicações em fórmulas padrão através do TrustScan, um procedimento interno que reforça nosso interesse em combater as fraudes na indústria química e levar mais segurança para clientes e parceiros.

Conte com a Macler para garantir mais segurança e desempenho para as suas formulações.

Compartilhe:
Tags: cocoamidopropil, betaína
Voltar

Leia também

Macler e Láctea trazem o melhor tensiômetro da categoria para o Brasil

Em mais um passo rumo à inovação e com o objetivo de oferecer soluções mais precisas e eficientes para seus clientes, a Macler, em parceria com a Láctea Científica, acaba de adquirir o primeiro tensiômetro Tensíío do país.

Saiba mais
Desmistificando o Círculo de Sinner para uma limpeza inteligente

Este artigo vai tratar sobre um conceito muito conhecido pelos químicos: o “Círculo de Sinner” e os diferentes mecanismos de limpeza.

Saiba mais
Sequestrantes: função e importância nas formulações

Quando falamos em formulações de saneantes é muito comum abordarmos os ativos principais. Porém, além deles, algumas matérias-primas são de suma importância e fazem grande diferença nas formulações, como os sequestrantes.

Saiba mais
Voltar

Nossa química

Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.

Para seu produto
Para seu negócio

Campos obrigatórios.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade.

Continuar