EnglishEspañol

A FISPQ agora é FDS. Conheça as principais mudanças.

A norma ABNT NBR 14725: 2023 é responsável pela regulamentação e segurança de produtos químicos. Conheça as mudanças na versão publicada em julho deste ano.

A segurança no transporte e manuseio de produtos químicos tem extrema importância em diversos setores da indústria: no setor logístico, na conservação da saúde humana e proteção do meio ambiente. É imprescindível que os produtos químicos sejam identificados, classificados e rotulados adequadamente.

A norma ABNT NBR 14725: 2023 é responsável pela regulamentação e segurança de produtos químicos. No dia 3 de julho de 2023, uma nova versão foi publicada, com o título: 

(ABNT) NBR 14725:2023 Produtos químicos - Informação sobre segurança, saúde e meio ambiente - Aspectos gerais do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), classificação, FDS e rotulagem de produtos químicos. 

Com essa nova versão, todas as indústrias químicas ou empresas que fazem o manejo de resíduos químicos, devem atentar-se às mudanças para manter as operações em conformidade com as normas vigentes.

Principais mudanças

Alinhando-se a padrões internacionais, com diretrizes do Purple Book, do Orange Book e do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado), esta revisão apresenta diretrizes em sete seções e dezessete anexos. Foram adicionadas informações de novas classes de perigo, sub categorias e critérios de classificação harmonizados. 

Uma das principais mudanças atribuídas é a nova terminologia da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos), que passará a se chamar FDS (Ficha com Dados de Segurança). 

O sistema de classificação teve a inclusão de duas novas classes de perigo para Explosivos Dessensibilizados e Perigoso à Camada de Ozônio. Além disso, também foram incluídas novas regras para a rotulagem, com alteração ou inclusão de frases de perigo ou precaução.

Confira um resumo das alterações:

  • Novos critérios de classificação de misturas, os famosos blends.
  • De 16 para 17 classes de perigo.
  • Mudança em algumas frases de perigo e precaução.
  • Nova classe de perigo ao meio ambiente, além da inclusão da classe de perigo à camada de ozônio.
  • Nova subcategoria para gases inflamáveis.
  • Disponibilização de telefone 24 horas para o caso de acidentes.
  • Produtos com peso igual ou menor de 250 mL passarão a ser obrigatoriamente rotulados conforme GHS.
  • Avaliação de compreensibilidade dos operadores, em conformidade com a NR 26.

Prazo para adequação

O prazo de adequação para as empresas é de 24 meses a partir da publicação da norma. Realizar um planejamento da revisão dos documentos é uma ótima opção para atender o prazo previsto.

O estudo da norma é indispensável para a elaboração da FDS, juntamente com uma equipe multidisciplinar. O envolvimento dos setores na elaboração enfatiza a importância da classificação e rotulagem de produtos químicos e permite uma criticidade maior na revisão do documento.
 

Conte com a Macler como seu
parceiro químico atento à legislação

A Macler reconhece sua responsabilidade com a saúde humana e o meio ambiente. Por isso, estamos atentos às normas vigentes e nos capacitando para iniciar as revisões, treinando uma equipe multidisciplinar que conta com profissionais de P&D, Logística, Marketing, Qualidade e Suporte Técnico, para adequar os nossos documentos de forma assertiva, buscando a excelência nesse processo.
 

Maria Rosângela MarcolinoAnalista de Qualidade na Macler
Compartilhe:

Leia também

Macler e Láctea trazem o melhor tensiômetro da categoria para o Brasil

Em mais um passo rumo à inovação e com o objetivo de oferecer soluções mais precisas e eficientes para seus clientes, a Macler, em parceria com a Láctea Científica, acaba de adquirir o primeiro tensiômetro Tensíío do país.

Saiba mais
Desmistificando o Círculo de Sinner para uma limpeza inteligente

Este artigo vai tratar sobre um conceito muito conhecido pelos químicos: o “Círculo de Sinner” e os diferentes mecanismos de limpeza.

Saiba mais
Sequestrantes: função e importância nas formulações

Quando falamos em formulações de saneantes é muito comum abordarmos os ativos principais. Porém, além deles, algumas matérias-primas são de suma importância e fazem grande diferença nas formulações, como os sequestrantes.

Saiba mais
Voltar

Nossa química

Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.

Para seu produto
Para seu negócio

Campos obrigatórios.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade.

Continuar