EnglishEspañol

Relação sinérgica entre Lauril Sulfato de Sódio e Prime AG12

No dia a dia do SmartLab, observamos que a adição de Lauril Sulfato de Sódio e Prime AG12 em formulações de Sabonete Líquido resultava em uma boa relação sinérgica. Entenda melhor essa sinergia neste artigo.



O que é sinergia?

Sinergia é um termo de origem grega que significa cooperação, se referindo a um esforço conjunto de duas ou mais coisas, pessoas ou compostos, para realizar algo complexo com um resultado superior ao obtido isoladamente. 

Na química se refere às combinações de dois ou mais produtos que, quando misturados, criam novas características e fornecem um melhor desempenho à formulação. Nós, pesquisadores do SmartLab da Macler, estamos sempre em busca de novos produtos e novas sinergias. 

Porém, a sinergia não é obtida com misturas aleatórias. É necessário estudar concentrações e aplicações diferentes entre os produtos, a fim de encontrar a melhor sinergia para cada objetivo. Concentrações diferentes podem trazer características diferentes, como maior poder de limpeza, maior espumação, maior viscosidade, entre outros.

Entenda a sinergia entre Lauril Sulfato de Sódio e Prime AG12

No dia a dia do SmartLab, foram observados resultados interessantes a partir da adição de Lauril Sulfato de Sódio e Prime AG12 em formulações de Sabonete Líquido. Para aprofundar o conhecimento sobre essa relação, foi realizada uma pesquisa para atingir e entender a melhor sinergia entre esses dois produtos.

Nos estudos foram avaliados os seguintes aspectos: viscosidade, estabilidade de espuma, volume de espuma e performance de limpeza. Para padronização, todas as formulações foram fixadas em 3% de ativo. Realizou-se também a variação de concentração entre os produtos, utilizando os produtos tal qual como comparação.



Avaliação de viscosidade

Em relação à viscosidade, observou-se que o Prime AG12 é menos solúvel que o Lauril Sulfato de Sódio, diminuindo a dosagem necessária de sal na formulação. 

Além disso, a combinação confere maior viscosidade do que os dois componentes isoladamente, nas mesmas concentrações de ingrediente ativo.

No gráfico de viscosidade abaixo é possível observar a variação de Lauril Sulfato de Sódio e Prime AG12. Observa-se também que, com a adição de Prime AG12 em conjunto ao Lauril Sulfato de Sódio, tem-se um aumento na viscosidade, sendo a melhor relação de ativos 50% Prime AG12 e Lauril Sulfato de Sódio 50%.

É possível ver claramente a forte sinergia que há entre estes dois tensoativos, já que sozinhos apresentam viscosidade muito menor do que se combinados na proporção certa.

Avaliação de estabilidade de espuma

O segundo aspecto analisado foi a estabilidade de espuma em uma solução a 2,5% p/p em água. O principal objetivo foi observar o comportamento e colapso da espuma em um período de 0 a 30 minutos.


Nesse caso, nota-se que visando a estabilidade de espuma, a melhor relação entre os dois produtos é de 25% de Prime AG12 e 75% de Lauril Sulfato de Sódio.

Avaliação de volume de espuma

O terceiro objeto de estudo foi o volume de espuma, medido em Ross Miles com uma solução 0,15%. Confira o gráfico de espumação:


Percebe-se que o volume na relação 25% de Prime AG12 e 75% de Lauril Sulfato de Sódio apresenta a melhor performance..

Avaliação da performance de limpeza

O quarto objeto de estudo foi a performance de limpeza, em que foi utilizada como padrão a sujeira vegetal/animal, simulando a sujeira comumente encontrada nas cozinhas brasileiras.


Nessa etapa do estudo, observou-se que a melhor relação para limpeza é 50% de Prime AG12 e 50% de Lauril Sulfato de Sódio.

A melhor sinergia para cada objetivo

A partir dos testes realizados, é possível observar a concentração ideal para cada objetivo:


Além dos resultados evidenciados neste estudo, podemos adotar relações intermediárias entre 25% Prime AG12 e 75% Lauril Sulfato e Sódio ou 50%/50%, com o objetivo de se obter o equilíbrio ideal entre todos os parâmetros estudados (estabilidade e volume de espuma, viscosidade e limpeza).

Para nós, fica cada dia mais evidente a enorme importância que tem o estudo das relações sinérgicas entres os tensoativos. Tem sido desta maneira que conseguimos auxiliar nossos clientes há mais de 20 anos a obter resultados de performance e custos imbatíveis. 

Conte com nossos especialistas do SmartLab para ajudar a encontrar a melhor sinergia para os seus objetivos.

Camila SimeoniAnalista de P&D na Macler
Compartilhe:

Leia também

Isogen E-TEC: a solução da Macler que já trouxe redução de até 36% no custo de formulações de desinfetantes

No mercado competitivo de hoje, empresas buscam constantemente maneiras de otimizar seus processos e reduzir custos sem comprometer a qualidade dos produtos. Nesse contexto, a Macler apresenta os números recentes do Isogen E-TEC, uma solução inova

Saiba mais
Uma visão geral sobre tensão superficial e tensoativos

Será que podemos aplicar este conceito de tensão superficial de forma prática no desenvolvimento de produtos para o nosso dia a dia? Vamos tentar elaborar essa sequência de pensamentos, para construir um dos conceitos mais empregados industrialme

Saiba mais
Corantes: características e propriedades

Dentro de uma formulação, os corantes potencializam as características sensoriais do produto, contribuindo de forma significativa para atrair o cliente através da visão. Mas você já parou para pensar o que está por trás desse componente?

Saiba mais
Voltar

Nossa química

Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.

Para seu produto
Para seu negócio

Campos obrigatórios.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade.

Continuar