Tipos de espessantes para detergentes
Apesar de não estar necessariamente ligada à performance de limpeza, culturalmente a viscosidade é associada a uma percepção de maior concentração de ativo nos detergentes. Entenda quais os componentes são capazes de fornecer esse atributo, bem como seus pontos positivos e negativos.
O que é a viscosidade e para que serve
De forma bastante simples, a viscosidade é a resistência do líquido ao seu escoamento. O mel, por exemplo, resiste mais ao escoamento do que a água. Sendo assim dizemos que o mel é mais viscoso do que a água.
Nos produtos de higiene e limpeza essa característica acaba influenciando na decisão de compra do consumidor por um fator cultural, já que acredita-se que quanto mais viscoso for o produto, maior será seu poder de ação. No entanto, esta associação não é necessariamente verdadeira.
Tecnicamente, ela pode ser considerada um fator importante. Já imaginou virar o frasco e todo o produto escorrer rapidamente na esponja? Pois então… a viscosidade contribui na retenção do produto por mais tempo na esponja durante o processo de limpeza das louças.
No entanto, no caso dos detergentes esse atributo pode ser controlado através do uso de espessantes, que em nada influenciam na performance de limpeza.
Conheça os tipos de espessantes para detergentes
Os quatro principais tipos de espessantes utilizados pela indústria de produtos de limpeza são os: celulósicos, acrílicos, amida e o Noxipon.
Espessantes celulósicos - HEC
Como exemplo de espessante celulósico, podemos citar o hidroxietilcelulose (HEC), um polissacarídeo não-iônico, obtido a partir de uma forma purificada de celulose que reage com hidróxido de sódio para produzir uma celulose alcalina. A celulose alcalina é reagida com óxido de etileno para produzir uma série de ésteres de hidroxietilcelulose.
Pontos positivos:
- Alta viscosidade com baixas dosagens
- Contribui para formação de suspensão, estabilização, etc
- Baixa variação na viscosidade mesmo com variações na temperatura
- Baixo odor
Pontos negativos:
- Demora para dispersar, com tendência a formar grumos: processo dificultado, pois precisa ser adicionado de forma lenta e necessita de muita agitação para garantir a total dispersão
- Também pode exigir que seja feita uma pré dispersão em um outro equipamento antes da adição no tanque de mistura do produto final
- Processo de diluição é influenciado pelo pH e pela temperatura
- Aspecto pegajoso, como uma clara de ovo
Produto com formação de grumos
Espessantes acrílicos
São polímeros produzidos a partir do ácido acrílico. Os mais comumente utilizados em detergentes são os Espessante Acrílicos Alcali Solúveis. São produtos ácidos, adicionados na fase ácida e que aumentam a viscosidade do sistema a medida que o pH vai subindo, obtendo-se a maior viscosidade em pH acima de 7,0.
Pontos positivos:
- Produz soluções de alta viscosidade, principalmente quando associado ao Ácido Sulfônico
- Produto líquido, que por sua vez tem uma fácil diluição em água
Pontos negativos:
- Odor característico intenso
- Precisa ser adicionado em pH específico e demanda mais uma etapa de neutralização
- Tendência a deixar o produto final levemente opaco
- Tem oscilações de viscosidade com variações de temperatura, mudando drasticamente o aspecto do produto no momento do consumo. Com isto, é mais difícil de padronizar a qualidade do produto aos olhos do consumidor
Produto levemente opaco
Amida - Dietanolamida de Ácido Graxo
Obtida através de óleo vegetal ou de éster metílico regido com Dietanolamina, é encontrada em três concentrações: 60, 80 e 90%. A diferença entre elas é basicamente a dietanolamina livre presente no produto.
Para a fabricação de detergentes, qualquer concentração da Amida pode ser usada. A única ponderação que deve ser feita é o custo de aplicação, já que a 60% é 1,5 vezes menos concentrada do que a 90% e, por este motivo, seu preço deve ser mais do que 1,5 vezes menor também. Caso contrário, a Amida 90% se tornará uma opção melhor, já que exigirá menor dosagem e ocupará menor espaço no estoque.
Apesar deste produto contribuir para o aumento de viscosidade do detergente, sua principal contribuição não é necessariamente como espessante, mas sim na melhora da qualidade da espuma e emoliência (proteção para a pele). Para se obter estas vantagens com a Amida, basta adicionar baixas dosagens (0,2 a 0,6%).
Pontos positivos:
- Melhora na qualidade da espuma
- Emoliência (proteção da pele)
Pontos negativos:
- Redução da solubilidade do produto, tendendo a gerar problemas de turvação
- Em altas concentrações geram uma película sobre a superfície, visível como uma mancha colorida, fácil de perceber em copos de cristal, por exemplo
- Não apresenta boa relação custo/benefício se utilizada apenas com a função espessante
Produto turvo em processo de separação
Noxipon - Tecnologia desenvolvida pela Macler
Em 1996 a Macler lançou no mercado brasileiro uma nova tecnologia de espessante. O produto foi batizado de Noxipon. Com o passar dos anos, alguns contratipos foram surgindo e nomes alternativos, como por exemplo “amida sintética”, começaram a ser utilizados pelo mercado.
De caráter não-iônico e rapidamente biodegradável, o Noxipon tem a capacidade de aumentar significativamente o poder de espessamento dos sais nos detergentes sem prejudicar a estabilidade, com uma ótima relação custo/benefício.
Pontos positivos:
- Reologia Newtoniana, ou seja, não gera o aspecto de gelatina dos celulósicos
- Alta translucidez
- Baixa variação de viscosidade com a temperatura, quando comparado aos espessantes acrílicos
- Processo facilitado, não necessitando de neutralização e com uma rápida dispersão e homogeneização a frio
Pontos negativos:
- Exige a presença de Ácido Sulfônico na formulação
Clique aqui para saber mais sobre o Noxipon.
Comparativo entre os tipos de espessantes
Com base nos pontos positivos e negativos citados, confira a relação final de critérios a considerar ao escolher o melhor espessante para a sua formulação de detergente:
NOVIDADE! Noxipon NOVO
Sempre em busca de inovação, o SmartLab da Macler desenvolveu o Noxipon NOVO, uma solução que alia todos os pontos positivos do pioneiro Noxipon com uma redução de custo ainda maior.
Quer conhecer melhor esta solução? Assista o vídeo para saber mais:
Entre em contato com nossos especialistas, e entenda como podemos entregar soluções químicas em equilíbrio com a sua realidade.
Leia também
Com o aumento da conscientização sobre os impactos ambientais das substâncias químicas, o uso do Nonilfenol Etoxilado começou a ser questionado.
A Macler está expandindo seu portfólio com a inclusão de uma nova substância: o Tributoxi Etil Fosfato, mais conhecido pela sigla TBEP.
No SmartLab da Macler, ao desenvolver uma formulação de limpa vidros que se destaque, são consideradas algumas características chave: limpeza eficiente, secagem rápida, ausência de manchas e marcas e controle da espuma.
Nossa química
Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.
Produtos
Usamos nosso centro de P&D, um laboratório próprio com profissionais experientes, para entregar soluções químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.