Estilo de vida do consumidor atual e seu reflexo nos mercados de saneantes e cosméticos
De acordo com a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional), após dois anos mantendo o recorde histórico de produção alcançado em 2019, o setor de Saneantes do Brasil fechou o ano de 2022 com retração de 5,7% em seu desempenho.
Já o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, registrou um crescimento de 8,5% de janeiro a setembro de 2022, segundo levantamento da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Além de todos os desafios enfrentados por um mercado que sofre com a intensa pressão por custos e alta informalidade, para se manter em crescimento a indústria deve estar atenta aos hábitos e preferências de consumo da população, que vem demonstrando mudanças cada vez mais frequentes e sofreu diversas influências da pandemia da COVID-19 e da crescente preocupação com o meio ambiente.
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Custo-benefício e multifuncionalidade em foco
Cada vez mais sensível ao preço, o consumidor brasileiro também tem se tornado mais seletivo com relação aos produtos que adquire.
Isso resulta em escolhas mais racionais e na busca por produtos tecnológicos e multifuncionais, que facilitem a rotina de higiene e limpeza. Parte disso se deve a uma mudança de comportamento em relação ao estilo de vida, que foca no bem-estar físico, emocional e socioambiental.
Na limpeza doméstica, os produtos que oferecem benefícios além de sua finalidade vêm conquistando a preferência nas gôndolas. De acordo com a Kimberly-Clark, 70% dos brasileiros esperam que a tecnologia dos produtos facilite a execução das tarefas de casa.
Já no setor de cosméticos, os consumidores têm se mostrado mais abertos a experimentar marcas mais baratas para economizar. Segundo a Beauty Plan 2022, maior levantamento anual do setor do país, a maioria das mulheres prefere comprar apenas o essencial e optar por produtos que estejam em promoção.
As influências da pandemia nos hábitos da população
Apesar de já ser um hábito culturalmente forte entre os brasileiros desde antes da pandemia, os cuidados com a limpeza da casa ganharam ainda mais relevância na rotina da população. Segundo a Kimberly-Clark, 40% dos brasileiros aumentaram a frequência e passaram a optar por uma limpeza mais pesada após a pandemia.
Já no segmento dos cosméticos, o isolamento estimulou novos hábitos de cuidados pessoais, principalmente de skincare. Mais do que uma preocupação estética, a rotina de cuidados de beleza se tornou um ritual de bem-estar mental.
Geração Z: mais exigente e ativista
Outro fator a ser considerado quando falamos em estilo de vida, é o aumento do poder de compra da Geração Z. Formada pelos primeiros nativos digitais, nascidos entre 1995 e 2010, esta geração é mais engajada com causas sociais, ambientais e políticas.
Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Consumoteca com jovens de diversos países da América Latina, 63% dos entrevistados afirmam que os produtos de higiene pessoal estão entre os itens que mais gostam enquanto consumidores.
Ao contrário das gerações anteriores, esta geração não é tão influenciada pela tradição dos grandes nomes do mercado: 51% afirmam não reparar na marca na hora das compras e afirmam que suas decisões são fortemente voltadas para a experiência e qualidade fornecidas pelos produtos, preferindo pagar menos comprando bem.
A geração também preza pela sustentabilidade, valores e ética das marcas que consome, cobrando posicionamento, comprometimento e atitudes práticas. 50% dos jovens da Geração Z consideram importante consumir produtos de empresas que demonstrem ter responsabilidade ambiental e 40% querem seguir e consumir apenas empresas que considerem éticas e transparentes.
Em um mundo cada vez mais dinâmico, os jovens atuais se mostram mais interessados nas experiências proporcionadas pelo consumo do que na identidade refletida pelas marcas e itens que consomem.
Hábitos cada vez mais digitais
O levantamento da APAS (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a Shopper Experience, que mostra a evolução do e-commerce, apontou as categorias que mais se destacam nas compras digitais de supermercado. Em primeiro lugar ficaram os produtos voltados para higiene pessoal e beleza. Na segunda colocação se destacam os materiais de limpeza. Só depois aparecem itens voltados para a alimentação.
Mais uma herança da pandemia, os canais digitais de compra ganharam espaço na compra de saneantes e cosméticos. A tendência é que o segmento aumente sua presença digital com o crescimento do poder de compra da Geração Z, muito mais dinâmica e tecnológica do que as anteriores.
Sustentabilidade e clean-beauty
A preocupação com o impacto ambiental tem influenciado cada vez mais na decisão de compra dos consumidores, resultando em uma avaliação mais rigorosa das marcas e produtos do mercado.
De acordo com a Lifestyle Survey 2022 da Euromonitor, quando se trata de preocupação ambiental, reduzir o uso de plásticos, reciclar e usar embalagens sustentáveis estão entre as principais prioridades do consumidor.
Além disso, a utilização de fontes de energia mais ecológicas, como solar e eólica, bem como incentivos a programas de compostagem, reciclagem e upcycling também se destacam, conforme gráfico abaixo:
Já se tratando de cosméticos, a clean beauty vem gerando grande interesse por parte dos consumidores e não deve ser uma onda passageira.
Em geral, o movimento engloba os produtos de beleza considerados limpos: livres de sulfatos, silicone, parabenos e corantes, fórmulas seguras para os oceanos, não testadas em animais e muitas vezes veganas, além de embalagens recicláveis, livres de plástico ou com refil.
Além da preocupação ambiental, 81% das mulheres acreditam que ingredientes naturais são mais seguros para a pele, criando uma tendência que deve fazer com que as marcas busquem inovar e ir além do tradicional nas matérias-primas das suas fórmulas.
É importante ressaltar que mais do que pregar a sustentabilidade, será necessário que as marcas cumpram suas promessas de forma prática e responsável.
E-book com formulações para consumidores cada vez mais criteriosos
Há diversos fatores influenciando no comportamento do consumidor. Apesar da persistente preocupação com o preço, é visível que a eficácia, comodidade e preocupação com o meio ambiente estão cada vez mais presentes na decisão de compra.
Com tantas exigências, as indústrias precisarão se esforçar para se adaptar e conquistar esses consumidores cada vez mais atentos e seletivos.
As fórmulas sustentáveis são uma tendência que se transformou em obrigação para a Macler. O setor de P&D tem o grande compromisso de inovar no desenvolvimento de produtos verdes, a fim de substituir tensoativos tradicionais, como o Nonil Fenol e derivados e petróleo, nocivos ao meio ambiente.
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Este artigo vai tratar sobre um conceito muito conhecido pelos químicos: o “Círculo de Sinner” e os diferentes mecanismos de limpeza.
Quando falamos em formulações de saneantes é muito comum abordarmos os ativos principais. Porém, além deles, algumas matérias-primas são de suma importância e fazem grande diferença nas formulações, como os sequestrantes.
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