Macler dá dicas e apresenta sua base para fabricação de gel adesivo para vasos sanitários
Isogen FOX 29 é uma base desenvolvida especificamente para formulações de gel adesivo de alta resistência e qualidade para vasos sanitários
O uso de gel adesivo é uma forma prática de manter o vaso sanitário limpo e perfumado a cada descarga, evitando manchas indesejadas e diminuindo a proliferação de germes e bactérias.
Apesar de ser uma solução prática para o consumidor, o processo de desenvolvimento desse item costuma ser cercado de desafios, como o de alcançar a consistência certa, a boa resistência ao enxágue e garantir que o produto não amoleça e escorra com a ação do tempo e do calor.
Foi pensando em facilitar a rotina das indústrias que a Macler desenvolveu o Isogen FOX 29.
Base pronta para formulação de gel adesivo
Segundo Lucas Micheluzzi, Diretor Técnico da Macler, o Isogen FOX 29 é fruto de uma intensa e extensa pesquisa para desenvolver um gel adesivo que fosse compatível com os grandes líderes de mercado e ainda se destacasse entre eles, já que sua formulação é extremamente resistente ao enxágue e ao calor.
“Foram centenas de testes e hipóteses. Assim que dominamos a tecnologia da formulação, nos debruçamos no desenvolvimento de uma base para fabricação deste tipo de produto” afirma Micheluzzi.
Processo produtivo facilitado: confira o passo a passo
Utilizando a base da Macler, basta adicionar a fragrância, o corante e a água para se obter um gel adesivo de altíssima qualidade. Isso simplifica o processo produtivo, reduz a necessidade de controle de estoque e compras de diferentes matérias primas, além de oferecer redução no esforço, custo e tempo de pesquisa e desenvolvimento.
Confira abaixo uma opção de formulação para fabricação de gel adesivo com Isogen FOX 29:
O processo é simples e rápido. Confira as etapas:
- Adicionar o Isogen FOX no tanque de mistura e aquecer até 80°C.
- Adicionar vagarosamente a Glicerina, depois a fragrância e o antioxidante.
- Adicionar vagarosamente o corante e agitar até homogeneização.
- Adicionar água a 80°C vagarosamente e agitar até homogeneização.
- Envasar o produto ainda quente. O produto irá aumentar sua viscosidade rapidamente após envasado.
- Desligar o aquecimento do tanque somente após o envase concluído.
Micheluzzi também compartilha algumas dicas sobre os equipamentos utilizados nesse processo:
“O tanque de inox precisa possuir isolamento térmico, fechado com boca apenas para alimentação dos insumos de forma a evitar a evaporação excessiva de água. A tubulação também necessita de isolamento térmico e precisa ser mínima da saída do tanque até o bico de envase, evitando troca de calor e entupimento por arrefecimento do produto.”
Além disso, o sistema de agitação deve ser misto com âncora e propelidor, e todos os componentes dos equipamentos devem ser de material resistente a temperatura de 90°C.
Para Lucas, essa solução é uma conquista para se orgulhar, já que proporciona grandes vantagens competitivas aos clientes da Macler.
Leia também
Em mais um passo rumo à inovação e com o objetivo de oferecer soluções mais precisas e eficientes para seus clientes, a Macler, em parceria com a Láctea Científica, acaba de adquirir o primeiro tensiômetro Tensíío do país.
Este artigo vai tratar sobre um conceito muito conhecido pelos químicos: o “Círculo de Sinner” e os diferentes mecanismos de limpeza.
Quando falamos em formulações de saneantes é muito comum abordarmos os ativos principais. Porém, além deles, algumas matérias-primas são de suma importância e fazem grande diferença nas formulações, como os sequestrantes.
Nossa química
Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.
Produtos
Usamos nosso centro de P&D, um laboratório próprio com profissionais experientes, para entregar soluções químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.