A fórmula para gerar um relacionamento duradouro com o seu cliente
Do início de uma conversa até a finalização de um atendimento existem etapas necessárias para que uma nova parceria seja gerada. Durante este processo, é importante garantir a manutenção, o bom relacionamento e a transparência entre as partes para que essa jornada seja efetiva e atenda às demandas do cliente não só em custos, mas também em qualidade e agilidade.
Mas como gerar um relacionamento de confiança com seu cliente por meio de um atendimento que, muitas vezes, é feito por telefone ou outros meios de comunicação não presenciais?
Uma das maiores dificuldades do mercado atual está em fidelizar clientes, uma vez que o número de concorrentes que oferecem produtos similares aumenta cada vez mais e, por consequência, o poder de barganha destes clientes também. Sendo assim, para conseguir manter as vendas constantes para um determinado cliente não basta apenas ter o melhor preço, mas também um atendimento diferenciado.
Então como conseguir mostrar o diferencial em seu atendimento?
Identifique a dor
Um dos passos mais importantes está ligado diretamente com a honestidade e o foco em solucionar a possível dor do cliente. É necessário saber ouvir e prestar atenção para que se consiga, de fato, identificar a causa raiz da procura por determinado produto ou serviço.
Respeite o processo
Nem sempre a solução ofertada trará uma venda imediata ou a conversão de um novo desenvolvimento, mas de algum modo é o pontapé inicial para a construção de um relacionamento, estreitando os laços de confiança entre fornecedor e cliente.
Seja empático
Mantenha uma conversa objetiva, mas ao mesmo tempo amigável para que o cliente se sinta confortável em compartilhar o problema e, somente então, propor as possíveis alternativas, avaliando sempre o melhor custo x benefício. Demonstre que você se preocupa genuinamente em resolver a dor, manifestando-se de forma compreensiva, transparente e honesta em suas interações.
Conheça seu cliente a fundo
Conhecer seus clientes é um dos fatores principais para construir uma relação duradoura. Registre sempre o histórico de compra e as preferências do seu público. Isso ajuda a identificar os hábitos e enviar materiais direcionados. Dessa forma, você cria uma conexão real, demonstrando interesse e gerando confiança.
Demonstre profundidade
Para conquistar a confiança do cliente, é essencial que você se mostre uma autoridade no assunto e transmita segurança ao oferecer soluções. Conhecimento técnico aliado ao conhecimento sobre as preferências e necessidades do cliente, tende a gerar uma parceria ainda mais estratégica.
Supere as expectativas
Além de solucionar a dor do cliente, ofereça serviços e benefícios adicionais, superando as expectativas iniciais. Não basta focar nas vendas, é fundamental que o cliente perceba que você se importa em resolver seus problemas com agilidade e profissionalismo.
Seja um parceiro estratégico
O cliente precisa ver o fornecedor como um parceiro estratégico, impulsionando a troca mútua de conhecimento, mantendo os principais objetivos que o mercado químico exige: um produto sustentável, de baixo custo e alta performance, com foco nos objetivos do negócio.
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