O que branding tem a ver com uma indústria química?
Utilizando o exemplo da Macler, nesse artigo falamos um pouco sobre como um projeto de marca pode trazer bons frutos ao negócio, inclusive se estamos falando sobre uma indústria química.
Como é possível se diferenciar em mercados tão saturados? Como é possível se comunicar de maneira autêntica, refletindo os valores e ideais da minha visão de mundo e de negócio? Como desenvolver novos negócios e parcerias com empresas renomadas? Como gerar identificação com o seu público? Como atrair profissionais talentosos e qualificados para perto?
Não existe uma fórmula secreta que responda todas essas perguntas, exceto o clássico "depende". Contudo, um projeto de marca e branding desenvolvido a partir de design estratégico pode começar a levantar respostas para todas elas.
A convite da Macler, fomos convidados a abordar de forma breve um assunto do nosso dia a dia, que ainda é bastante desconhecido e confuso na mente das pessoas: marca e branding. Utilizando o exemplo da própria Macler, a seguir falamos um pouco sobre como um projeto de marca pode trazer bons frutos ao negócio, inclusive se estamos falando sobre uma indústria química.
O que é marca?
Quando usamos a palavra "marca" podem vir algumas à mente das pessoas. Apple, Nike, Rolex. Google, Amazon, Meta. Coca-Cola, Nestlé, Unilever. Cada uma à sua maneira, são marcas com "jeito de marca". Estão no dia a dia das pessoas, têm valor percebido para além dos seus produtos, promovem inovação e movimentam os seus mercados, entre outras semelhanças.
Marca não é um nome. Marca não é um logo. Marca não é um produto, nem um serviço. Marca é reputação. Marca é a percepção que conseguimos criar sobre nós mesmos e, como disse Marty Neumeier, um grande autor e pensador da área: marca é a sensação que conseguimos gerar nas pessoas com as quais nos relacionamos.
Se marketing é o que você fala que a sua marca é, branding é o que os outros falam que a sua marca é. É a partir dessa conclusão que chegamos a um ponto crucial quando falamos da importância de construir uma marca forte e sólida.
O nosso papel aqui é mostrar que não é preciso ser a Apple para desenvolver uma marca consistente, com valor percebido e uma identidade forte. Dentro da realidade de cada empresa e negócio é possível se destacar a partir do que lhe torna único e especial, como a Macler passou a fazer após realizar o seu projeto de marca em 2020.
Uma indústria química com uma marca forte:
o projeto de branding da Macler
Antes de tudo, a pergunta que você deve estar se fazendo é: por que uma empresa B2B precisa trabalhar a sua marca? Bem, essa é fácil de responder. Por trás de todo negócio existem pessoas, e são elas que se relacionam com todo e qualquer estímulo de comunicação. Um projeto de marca organiza e garante a personalidade necessária para a sua marca se conectar com a mente (razão) e o coração (emoção) das pessoas.
Construir uma marca significa unir o que já se é - todas as suas qualidades, experiências e valores - com o que se deseja ser - visão de negócio, missão clara e cultura corporativa -, desenvolvendo um posicionamento de marca que unifica discurso e prática, transmitindo exatamente a mensagem que se deseja para o seu público.
Em 2019, quando a Macler nos procurou para construir o seu próprio projeto de branding, elencamos objetivos de comunicação, marketing e negócios relacionados ao que a empresa gostaria de se tornar e relacionada às suas ambições de negócio.
O processo de construção de marca desenvolvido pela Molde envolve a disponibilidade para o autoconhecimento, um mergulho nas suas origens e trajetórias, além de uma intenção em determinar os rumos futuros da empresa. E foi exatamente o que aconteceu.
Após reuniões imersivas, entrevistas com clientes, fornecedores e colaboradores, um workshop que reuniu pessoas de todos os setores da Macler, a pergunta a ser respondida em parceria com a Molde foi: "como a Macler pode usar a química para melhorar a rotina das pessoas e entregar valor para os negócios?".
A partir deste questionamento e a aplicação de ferramentas de design, o processo de reposicionamento da marca envelopou assertivamente os diferenciais da Macler e os fatores que a tornam única, destacando uma crença fundamental da empresa: "acreditamos que o desenvolvimento acontece quando mantemos química e rotina em harmonia".
Para a Macler, "a nossa química em harmonia com a sua rotina" é mais do que um posicionamento de marca; é uma filosofia de trabalho, comprometimento e propósito. Faz parte da sua cultura corporativa, dos valores compartilhados e da sua tomada de decisões.
Além de uma nova identidade visual, um novo discurso de marca, que refletiu, inclusive, em produções audiovisuais próprias, a Macler passou por um processo de ampliação do seu espaço físico, atraiu profissionais qualificados e expandiu seus objetivos de negócio a médio e longo prazo. É um orgulho gigante para a Molde ter sido parte dessa história de sucesso, com muito mais para vir ainda.
Muitas vezes a maior dor de uma empresa ou indústria é ter um produto de excelência, um atendimento cuidadoso, um serviço extremamente qualificado no mercado, mas não conseguir se comunicar de forma a desenvolver essa percepção para seus pares, parceiros e clientes.
Essa é a principal dor que um bom posicionamento de marca passa a curar, pois cria um conjunto de maneiras visuais, verbais e de experiência que possibilitam que as pessoas compreendam a sua essência. Como fazer isso? A partir da autenticidade.
No caso da Macler, observamos o quanto a sua diferenciação ficou evidente no momento em que conseguiu expressar a sua autenticidade. Na Molde, acreditamos que manifestar o que é autêntico tem o poder de redefinir realidades, porque aquilo que é autêntico é único e intransferível, e por isso é tão poderoso tornar isso visível, palpável e perceptível às pessoas.
Por fim, se branding é a percepção que conseguimos gerar nas pessoas, deixamos a pergunta: qual é a sensação que a Macler cria para você?
Leia também
Em mais um passo rumo à inovação e com o objetivo de oferecer soluções mais precisas e eficientes para seus clientes, a Macler, em parceria com a Láctea Científica, acaba de adquirir o primeiro tensiômetro Tensíío do país.
Este artigo vai tratar sobre um conceito muito conhecido pelos químicos: o “Círculo de Sinner” e os diferentes mecanismos de limpeza.
Quando falamos em formulações de saneantes é muito comum abordarmos os ativos principais. Porém, além deles, algumas matérias-primas são de suma importância e fazem grande diferença nas formulações, como os sequestrantes.
Nossa química
Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.
Produtos
Usamos nosso centro de P&D, um laboratório próprio com profissionais experientes, para entregar soluções químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.