Comparativo da emulsão de fragrâncias: Nonilfenol x Isogen E-TEC x Álcool Graxo Etoxilado
É fato que a experiência olfativa é um fator decisivo na compra dos produtos de limpeza. Segundo pesquisa realizada no ano de 2021 em 35 mercados pela Mintel, 53% dos brasileiros citaram a fragrância como um fator importante para a escolha do produto de limpeza. E as empresas estão respondendo positivamente a esta demanda.
O desafio de equilibrar experiência olfativa e baixo custo
Para que uma fragrância seja emulsionada ao produto, é necessário ter um agente responsável pela emulsão entre a água (base do produto) e o óleo (fragrância). Dessa forma, quanto mais fragrância, mais emulsionante é necessário e, consequentemente, maior o custo.
Ainda mais decisivo do que a experiência olfativa, o preço é outro grande ponto avaliado no momento da compra. Logo, o desafio da indústria é entregar ao seu cliente as duas demandas num produto só, sem afetar a qualidade e performance.
Nonilfenol Etoxilado: o principal componente na emulsão de fragrâncias e seus impactos ambientais
Apesar de ser o principal componente utilizado em emulsões, há controvérsias sobre a utilização do Nonilfenol Etoxilado 9,5 EO. Isso acontece devido aos riscos que essa substância apresenta tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
Na Europa, desde 2005, ele foi inserido na lista de substâncias perigosas prioritárias. Já os Estados Unidos admitem os riscos do uso do produto, e analisam recomendações sobre os limites de concentrações máximas. No Brasil, no entanto, ainda não há regulamentação definida pelos órgãos responsáveis.
Dispersos no ambiente, os Nonilfenóis Etoxilados são degradados, gerando o Nonilfenol e alguns compostos Etoxilados de cadeias mais curtas. Estes compostos podem causar alterações no funcionamento do sistema endócrino de animais invertebrados e vertebrados, podendo também ocorrer a bioacumulação de Nonilfenóis em peixes e aves, prejudicando toda a cadeia alimentar que os envolve.
Pesquisas também comprovam que algumas práticas, como a reutilização de águas residuais para irrigação em terras agrícolas ou a utilização de Nonilfenóis Etoxilados na composição de pesticidas, podem levar à absorção dos compostos em plantas e em ecossistemas aquáticos.
Por esse motivo, apesar da falta de regulamentação sobre sua utilização no Brasil, muitos fabricantes já se adiantam na substituição de Nonilfenois por ingredientes menos nocivos.
Conheça o Isogen E-TEC: solução rapidamente biodegradável, vegana, sem fenol, sem etoxilado e de fonte renovável
A sustentabilidade é, cada vez mais, um assunto urgente para toda a sociedade e uma grande obrigação do mercado. Na indústria química, essa preocupação tem se tornado ainda mais evidente, devido ao uso de diversos componentes que provocam sérios impactos no meio ambiente, obrigando o setor a investir em práticas sustentáveis eficientes, tanto em produtos, como em processos.
Pensando em reduzir esses impactos, nosso SmartLab se dedicou a desenvolver um produto que solucionasse diversos problemas. Assim nasceu o Isogen E-TEC.
- Do ponto de vista ambiental, o Isogen E-TEC é um produto rapidamente biodegradável, vegano, sem fenol, sem etoxilado e de fonte renovável.
- Já o seu custo é mais baixo e, na maioria dos casos, demanda uma dosagem menor em relação aos emulsionantes tradicionais, reduzindo também o custo por aplicação no produto.
- Sua aplicação não afeta os níveis de ativo, fragrância e corante, fatores cruciais para performance e decisão de compra.
- Além de todos os benefícios acima, ele também é muito fácil e prático de trabalhar.
Confira alguns testes para exemplificar
Abaixo você verá um comparativo de emulsão de fragrância com o Nonilfenol 9,5 EO, Isogen E-TEC e o Álcool Graxo 7EO:
A primeira foto mostra o comportamento de cada matéria prima ao entrar em contato com a água. Devido ao grau de etoxilação, os produtos 1 e 3 formam uma espécie de gel, necessitando de muito mais tempo e agitação para total diluição. Já o Isogen E-TEC facilita o processo pois dilui imediatamente.
Em um segundo momento do teste, todos os frascos estão com a mesma quantidade de água e fragrância pré-emulsionada com uma pequena quantidade de cada emulsionante citado. A fragrância utilizada é a Lavanda, muito conhecida no mercado de saneantes.
Para finalizar o teste, aplicamos a mesma quantidade de emulsionante em cada frasco. Abaixo podemos observar que o Isogen E-TEC possui uma eficiência significativamente maior em relação aos demais. Ou seja, pode ser usado em menor dosagem, reduzindo custo.
Um laboratório movido pela inovação
Buscar soluções inteligentes e tecnológicas para os nossos parceiros é o que move o nosso SmartLab. Unimos nossa estrutura de Pesquisa e Desenvolvimento a uma equipe experiente, com o intuito de praticar e colaborar com a inovação.
Investir em diferenciais e estar atento às demandas do mercado e da sociedade é essencial para se destacar no setor químico. Para isso, conte com nossos especialistas como seus parceiros estratégicos.
Entre em contato e saiba como o SmartLab pode ajudar o seu negócio.
Leia também
Em mais um passo rumo à inovação e com o objetivo de oferecer soluções mais precisas e eficientes para seus clientes, a Macler, em parceria com a Láctea Científica, acaba de adquirir o primeiro tensiômetro Tensíío do país.
Este artigo vai tratar sobre um conceito muito conhecido pelos químicos: o “Círculo de Sinner” e os diferentes mecanismos de limpeza.
Quando falamos em formulações de saneantes é muito comum abordarmos os ativos principais. Porém, além deles, algumas matérias-primas são de suma importância e fazem grande diferença nas formulações, como os sequestrantes.
Nossa química
Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.
Produtos
Usamos nosso centro de P&D, um laboratório próprio com profissionais experientes, para entregar soluções químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.