Macler desenvolve espessante focado em formulações de limpa baús de caminhão
Noxipon THZ garante incremento de viscosidade em formulações à base de Ácido Fluorídrico
Gerar viscosidade em formulações à base de Ácido Fluorídrico é um grande desafio, devido à pressão por redução de custos e as poucas opções de tensoativos e espessantes disponíveis no mercado. Com foco nessa aplicação, a Macler desenvolveu mais um produto da sua linha de espessantes, o Noxipon THZ.
Noxipon THZ é um espessante desenvolvido especialmente para uso em produtos ácidos, principalmente na limpeza de superfícies de alumínio e os Limpa Baús de caminhão, o famoso “Intercap”. A solução é capaz de incrementar a viscosidade em formulações com Ácido Fluorídrico, além de ser associativo com o Ácido Sulfônico.
Nesse caso, sua associação com o Ácido Sulfônico, um tensoativo barato e de alta espumação, faz com que a viscosidade aumente à medida que o ácido é adicionado. Ou seja, quanto mais Ácido Sulfônico na formulação, menos Noxipon THZ será necessário para atingir a viscosidade desejada. Vale lembrar que, assim como qualquer detergente, formulações contendo Ácido Sulfônico e Noxipon THZ também precisam do acréscimo de Cloreto de Sódio para incremento de viscosidade.
Considerando esses limpadores, a alta capacidade de geração de espuma do Ácido Sulfônico também é fundamental para aumentar o tempo de contato do produto quando aplicado em superfícies verticais, fazendo com que a mesma escorra lentamente sobre a chapa de alumínio do caminhão, agindo profundamente na capacidade de decapagem.
“O grande desafio do formulador será encontrar a relação ideal entre o Ácido Sulfônico e o Noxipon THZ. De modo geral, a melhor performance espessante é atingida com 2 partes de Ácido Sulfônico para 1 parte de Noxipon THZ”, afirma Lucas Micheluzzi, Diretor Técnico da Noxipon THZ garante incremento de viscosidade em formulações à base de Ácido Fluorídrico.
Micheluzzi também destaca que, apesar de o principal ativo da formulação, o Ácido Fluorídrico, ser muito utilizado em conjunto com outros ácidos, o acréscimo de Ácido Clorídrico e Ácido Sulfúrico não é recomendado. Isso porque esses ácidos têm a tendência de escurecer o alumínio e contribuem pouco para o efeito de limpeza desejado.
“Quando estes ácidos agem sobre o alumínio provocam uma oxidação no metal que o torna escuro. O Ácido Fluorídrico também provoca uma oxidação, porém se trata de uma oxidação de coloração branca, favorável para a percepção de limpeza do baú”, justifica Lucas.
Dessa forma, o caminho mais recomendado para os Limpa Baús é a associação de Ácido Sulfônico, Ácido Fluorídrico, Cloreto de Sódio e Noxipon THZ. Assim, será possível atingir melhor desempenho de viscosidade associado à boa performance de limpeza, características tão valorizadas pelos consumidores.
Clique aqui para saber mais.
Leia também
Quando falamos em formulações de saneantes é muito comum abordarmos os ativos principais. Porém, além deles, algumas matérias-primas são de suma importância e fazem grande diferença nas formulações, como os sequestrantes.
Com o aumento da conscientização sobre os impactos ambientais das substâncias químicas, o uso do Nonilfenol Etoxilado começou a ser questionado.
A Macler está expandindo seu portfólio com a inclusão de uma nova substância: o Tributoxi Etil Fosfato, mais conhecido pela sigla TBEP.
Nossa química
Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.
Produtos
Usamos nosso centro de P&D, um laboratório próprio com profissionais experientes, para entregar soluções químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.