O que é Strategic Sourcing em compras e como aplicar na indústria química
O Strategic Sourcing reflete a compreensão da importância de um setor de compras estratégico, analítico e técnico. Esse conceito reforça a relevância de analisar para além do preço do produto.
Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conferir as principais informações sobre o conceito.
Afinal, o que é Strategic Sourcing?
O Strategic Sourcing é uma metodologia que, aplicada ao setor de compras, busca criar um plano estratégico para as aquisições. Aqui são analisados todos os fatores que impactam diretamente o sucesso dos itens.
Portanto, o conceito pode ser definido como um conjunto de ações sistemáticas que visam adquirir produtos/serviços, além de promover excelência na gestão de fornecedores.
A lógica aqui é alinhar os objetivos de longo prazo das organizações, de maneira a agregar valor nas aquisições e aumentar a competitividade das empresas.
Por isso, a prática qualifica, avalia e identifica as condições de compra, fornecedores, negociações e acordos. Sempre com base nas necessidades operacionais do negócio.
Além disso, o Strategic Sourcing avalia de forma técnica e analítica as ofertas de suprimentos. O intuito é transformar as atividades de compra em tarefas, cada vez mais, estratégicas e analíticas.
Para isso, deve-se selecionar os melhores parceiros estratégicos para o abastecimento e construção de relações de longo prazo, com vantagens para ambos. Aqui é preciso pensar nos riscos, custos e, principalmente, na evolução e desempenho.
Em paralelo, é necessário analisar, especialmente, a eficiência e qualidade dos produtos adquiridos, estudando o poder de compras e a quantidade de oferta.
A compra estratégica é utilizada em empresas que compreendem a importância do setor para o sucesso do negócio. E em momentos desafiadores, seguir uma estrutura de aquisições que garanta o custo-benefício é essencial para se manter competitivo no mercado, garantido a saúde do negócio.
Essa, portanto, é a solução ideal para a indústria química que sofre constantemente com as variações do mercado, surgimento de novas tendências e influência de fatores econômicos e sociais. Sem contar, a necessidade recorrente de alta produtividade e controle do lead time.
Ou seja, a empresa consegue se manter consistente, assegurando um crescimento escalável até em períodos de incertezas.
Como funciona o conceito, na prática?
O Strategic Sourcing promove ganhos significativos na redução no preço de compras, diminuindo a base de fornecedores e assegurando melhoria na qualidade e no serviço. Mas, para que isso aconteça, é necessário entender como a metodologia funciona.
Segundo um artigo sobre o assunto, a base do conceito se apoia no Custo Total de Aquisição (Total Cost of Ownership – TCO). Isto é, avalia o custo total de cada família de produtos para determinar, com facilidade, a estratégia de compra de acordo com o valor. Visando sempre o alcance de metas de lucratividade, desempenho interno e a satisfação do cliente.
Por isso, as decisões não se apoiam apenas no preço das compras. É preciso avaliar em conjunto o TCO, a eficiência técnica e o relacionamento dos parceiros comerciais.
Entretanto, para calcular o TCO, reforçamos que deve-se avaliar o preço, e o conjunto de custo de utilização e administração dos produtos.
Além do TCO, o Strategic Sourcing também se baseia na metodologia da Matriz de Kraljic. Isto é, qualifica os insumos em grupos: não-críticos; de gargalos; alavancados; e estratégicos.
Dessa forma, pode-se utilizar o gráfico da metodologia para compreender o impacto de cada item no negócio. Isso será realizado por meio da comparação da dificuldade de aquisição do produto.
Assim é possível entender os suprimentos indispensáveis para a cadeiae, portanto, para o alcance da eficiência da produção, graças à análise do poder de compra e a quantidade de oferta.
Com a definição de prioridades, você conseguirá identificar os melhores parceiros e estruturar, de maneira inteligente, as ofertas ideais para o correto abastecimento.
Com a quantidade de informações fornecidas pela Strategic Sourcing, você poderá promover evolução por completo. Isso porque o compartilhamento de informações não só garante melhorias no setor de compras, como em todos os outros departamentos.
Como aplicar a metodologia na indústria química?
Tendo em vista os impactos positivos promovidos pelo Strategic Sourcing, a seguir separamos os passos para sua aplicação. Confira!
Estudo do mercado
Em um primeiro momento é fundamental entender como está o mercado. Isto é, deve-se avaliar o posicionamento da sua empresa no setor, analisar a concorrência e compreender os efeitos das mudanças econômicas e sociais.
Esse também é o momento de pesquisar parceiros estratégicos, além de avaliar a reputação, credibilidade, eficiência, qualidade e atendimento técnico deles. Em seguida, basta listar os melhores para selecioná-los mais a frente.
Aqui, também é essencial considerar todo e qualquer atributo que agregue valor à parceria. Verifique, por exemplo, se o fornecedor possui um centro de P&D que colabora com a evolução do seu negócio, entre outras vantagens.
Com todas as informações sobre o cenário atual, mercado e parceiros, será possível começar a rascunhar os caminhos estratégicos para o desenvolvimento da sua indústria química.
Análise e mapeamento dos suprimentos
O próximo passo é dedicado ao estudo e mapeamento dos suprimentos da sua empresa. Esse é o momento de compreender todas as atividades que necessitam de insumos e quais são eles. E ainda, você deverá avaliar toda a cadeia e a estrutura organizacional.
Logo, esse é o momento de aplicar a Matriz de Kraljic e realizar o TCO. Dessa forma, você poderá definir prioridades e avaliar o custo e oferta de cada uma delas.
Importante considerar aqui também, os objetivos organizacionais da empresa para compreender como a eficiência das aquisições afeta diretamente o resultado esperado.
Alinhamento com o setor técnico
Para complementar o passo anterior, é fundamental que o setor de compras esteja em completo alinhamento com o setor técnico. Afinal, esse é o departamento responsável por assegurar qualidade final e eficiência.
Então, para promover custo-benefício e valor agregado, você precisará manter a comunicação entre as duas áreas, promovendo o equilíbrio organizacional e garantindo compras estratégicas.
Enxergue a empresa química como um organismo vivo em que cada órgão (setor) e célula (colaboradores) são essenciais para o seu perfeito funcionamento.
Cabe destacar que, para balancear o gasto com a qualidade, é necessário avaliar o custo por aplicação do produto. Assim você conseguirá compreender o rendimento do mesmo, avaliando a possibilidade de rentabilidade na compra.
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Estratégia de compras e escolha de fornecedores
Por fim, após a conclusão dos passos anteriores, chega a hora de desenvolver, de fato, e estruturar as estratégias de compras. Para, assim, selecionar os fornecedores.
Essa etapa refere-se, também, à consideração da logística e questões administrativas do produto, visando identificar os períodos de compra para cada grupo prioritário. Esse é o momento de pensar analiticamente e de maneira inteligente para estruturar os processos de compra.
Ressaltamos a importância de um parceiro estratégico neste processo para contribuir com a identificação de soluções químicas personalizadas e coerentes com a necessidade da sua empresa, sem afetar o custo ou a qualidade do produto.
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