Custo por aplicação de produto: como isso afeta a sua empresa?
O custo por aplicação é a principal estratégia que o comprador precisa aplicar no seu dia a dia. Isso porque escolher um produto com base apenas no preço não é garantia de qualidade dos resultados.
Portanto, é fundamental uma análise que compreenda as características do produto e o impacto do mesmo nos processos da indústria química.
Ficou curioso? Então continue a leitura para entender melhor o papel deste indicador. Ao longo do texto, apresentaremos dicas, boas práticas e exemplos de como promover economia sem perder qualidade. Confira!
Por que se preocupar com o custo por aplicação?
O custo por aplicação é o indicador mais importante para as empresas que visam reduzir gastos. Tendo em vista que o principal objetivo da gestão de compras é assegurar a aquisição de produtos a um valor acessível para a empresa, sem afetar sua eficiência. Ao mesmo tempo, o gestor de compras busca diminuir despesas para promover lucratividade e rentabilidade em todos os processos.
Portanto, o papel da avaliação do custo por aplicação está na análise do custo-benefício de um produto. Ou seja, esse é o processo destinado ao estudo de desempenho da solução, visando comparar suas características com o seu preço.
Imagine o seguinte: o produto X possui um preço por kg mais alto. Contudo, seu rendimento é maior do que os já conhecidos pela sua indústria. Logo, ele será utilizado em menor quantidade.
Isto é, sua qualidade e resistência fazem com que a aplicação seja realizada em menores proporções. Dessa forma, o produto tende a render mais e oferecer maior qualidade em poucas medidas.
Por isso, o custo na aplicação será menor do que o de costume, aumentando a rentabilidade do produto final e colaborando para a saúde financeira da indústria química.
Sendo assim, optar por um produto de valor baixo nem sempre é a melhor opção. Afinal, poderá ser necessário adquiri-lo com maior frequência ou efetuar a compra de outros produtos para garantir a qualidade final. Isso porque será preciso aplicar grandes quantidades para assegurar a eficiência.
Então, é papel do gestor identificar o desempenho do produto e analisar como ele impacta todo o processo.
Destacamos, por exemplo, que produtos mais concentrados tendem a ser mais baratos do que os diluídos. Tendo em vista que eles exigem maior trabalho para processá-los. O que gera maior custo de mão de obra e impactos na produtividade.
Esteja 100% alinhado com o setor técnico
O grande dilema do setor de compras em uma indústria química é: promover economia sem impactar a eficiência final dos produtos.
Por consequência, é fundamental que ocorra a colaboração com o setor técnico. Essa deverá ser a principal estratégia para garantir o equilíbrio na sua empresa e reduzir custos, sem afetar a qualidade do produto.
Para isso, basta estar alinhado 100% com o seu setor técnico!
É fundamental conhecer as dores, necessidades e objetivos de cada área. Para que isso aconteça é importante promover reuniões frequentes de alinhamento, identificando o foco em comum.
Para te ajudar a realizar este alinhamento, desenvolvemos um material que contém um checklist de boas práticas. Baixe o material gratuitamente clicando na imagem abaixo.
Saiba como o cliente Macler conseguiu um target de custo de R$2,39/kg!
Aqui na Macler desenvolvemos soluções exclusivas para o seu negócio com o SmartLab. Nosso objetivo é colaborar com a sua rotina e o futuro do seu negócio ao disponibilizar produtos eficientes, econômicos, com qualidade e rentabilidade.
O SmartLab é a solução estratégica e inteligente que disponibilizamos gratuitamente para os nossos clientes ativos. O laboratório com estrutura de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) conta com profissionais experientes a fim de contribuir com a inovação.
Essa é uma ferramenta que auxilia os nossos clientes a encontrarem soluções que atendam suas necessidades, seja para enfrentar as adversidades da falta de matéria-prima ou para promover maior economia, por exemplo.
No SmartLab desenvolvemos formulações personalizadas, especializadas e pensadas com base na rotina, características e dores específicas de cada cliente, se tornando a extensão do seu laboratório.
Com o intuito de melhorar a performance dos produtos, promovendo economia, criamos para um de nossos clientes, um espessante para sabão querosene. A empresa fabricante de soluções de limpeza tinha a demanda de atender o target de custo de R$2,40/kg, de acordo com as necessidades do mercado.
Com o SmartLab desenvolvemos um projeto no início de maio deste ano. Já em julho estávamos finalizando os testes internos de qualidade e performance para realizar a homologação e comercialização.
A solução chegou ao custo de R$2,39/kg, 33% mais de viscosidade e mais segurança ao consumidor! Ou seja, com um excelente custo por aplicação.
Além disso, este produto promove maior desempenho de limpeza de sujidades minerais, graxas e óleos. E ainda evita investimentos para registro.
Portanto, com o nosso SmartLab você consegue reduzir custos e até mesmo o número de matérias-primas utilizadas com produtos, como o Isogen 722.
Então fale agora com os nossos especialistas para entender melhor como podemos te ajudar a promover qualidade e economia.
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Em mais um passo rumo à inovação e com o objetivo de oferecer soluções mais precisas e eficientes para seus clientes, a Macler, em parceria com a Láctea Científica, acaba de adquirir o primeiro tensiômetro Tensíío do país.
Este artigo vai tratar sobre um conceito muito conhecido pelos químicos: o “Círculo de Sinner” e os diferentes mecanismos de limpeza.
Quando falamos em formulações de saneantes é muito comum abordarmos os ativos principais. Porém, além deles, algumas matérias-primas são de suma importância e fazem grande diferença nas formulações, como os sequestrantes.
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