Entenda os desafios da indústria química e como a Macler lidou com eles
Pelo menos nos últimos dois anos, a indústria química sofreu mudanças que geraram desafios para o setor. A empresa que desejava se manter relevante no mercado precisou se adaptar e encontrar soluções inovadoras e estratégicas para reduzir os efeitos causados pela pandemia.
Diante deste contexto, reunimos a seguir as mudanças do cenário atual e apresentamos como a Macler soube se transformar para continuar colaborando com o sucesso dos seus clientes. Confira!
Principais desafios da indústria química atualmente
O cenário atual na indústria química, e em diversos setores do mundo, é composto por incertezas. Os principais desafios envolvem os impactos causados pela pandemia devido à necessidade de distanciamento social.
A falta de matéria-prima, constantes aumentos de preço, oscilação da taxa do dólar, extensão do lead time, entre outras dificuldades, continuam impactando no abastecimento da cadeia de suprimentos de qualquer empresa química.
O tempo e o custo foram alterados devido à necessidade de manutenção de estoque. Nesse cenário, é preciso tornar o estoque o mais saudável possível e evitar maiores efeitos, graças à falta de produtos.
As compras internacionais sofreram ainda mais influência no cenário pandêmico. A falta de contêiners, de embarcação, congestionamento nos portos, principalmente os da China, dólar alto, e preços altos de frete tornaram a importação uma atividade complexa em momentos de crise econômica.
Somados a isso, a guerra da Rússia e Ucrânia aumentou o preço do petróleo e outros insumos químicos. Isso porque a Rússia é grande exportadora dessas matérias-primas.
Com isso, a procura por esses insumos sofreu aumento em razão da incerteza de exportações futuras. O que, consequentemente, gerou a alta nos preços.
Tudo isso fez com que a indústria química sofresse algumas quedas durante o período pandêmico. No entanto, atualmente o cenário se encontra um pouco mais otimista, mas com um crescimento ainda tímido e instável.
E como superar os desafios da indústria química?
Todo esse contexto aponta para a necessidade da indústria química nacional em investir, mais do que nunca, em tendências personalizadas e inteligentes para, assim, ajudar a reduzir o número de matérias-primas utilizadas no desenvolvimento dos produtos.
É necessário estar atento e atualizado quanto às tecnologias e soluções. Deve-se dispor daquelas que ajudam a melhorar o desempenho e aumentar a rentabilidade e que, portanto, beneficiam o seu negócio.
O importante aqui é apostar em empresas parceiras que disponibilizam produtos químicos adequados ao seu negócio, com base na sua demanda e realidade. E também, procure por aquelas que forneçam serviços inteligentes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e que, por isso, focam em inovação e tecnologia.
Investir em soluções exclusivas e coerentes com a sua realidade, irá colaborar com a eficiência do seu negócio. Elas ajudarão a reduzir custos e consequências negativas geradas pela falta de insumos.
Mesmo com o cenário incerto, os produtos químicos ainda podem ser simplificados, otimizados e mais econômicos. Usar matérias-primas substitutas, por exemplo, graças à inovação e o apoio de uma equipe técnica, pode reverter o cenário preocupante de importação.
Além disso, o recomendável é seguir exemplos e cases de sucesso. Pesquise empresas de referência para compreender como eles têm se adaptado a esse novo cenário. Tê-los como inspiração e parceiros nessa jornada é o que garante o sucesso dos seus resultados e a redução desses impactos no seu setor de compra.
A Macler como exemplo de sucesso neste contexto
A Macler é uma empresa preocupada em desenvolver soluções químicas inteligentes que melhoram a rotina da empresa dos seus clientes. É justamente a expertise dela que permitiu driblar esses obstáculos de maneira preditiva.
A atenção quanto às mudanças que impactaram os processos e negociações de compra redobraram. Aqui, o time de especialistas, juntamente com o de compras e comercial, encontraram alternativas de matéria-prima para os clientes. Isso contribuiu para reduzir a dependência de insumos específicos e tornar as empresas, tanto a Macler quanto seus clientes, mais flexíveis e adaptáveis.
Isso exige a constante atualização com as notícias mundiais, flutuações dos preços das principais matérias-primas, fretes e todas as frequentes mudanças do setor. Segundo Juliana Silveira, da equipe do Comércio Exterior da Macler, uma das principais ações realizadas foi a antecipação desses impactos nos processos internos do setor de Compras.
“Como exemplo, tivemos atualizações da taxa de IPI, redução do II (Imposto de Importação) para a maioria das classificações fiscais, e mais recentemente a redução da taxa de AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante) e a exclusão da Taxa de THC (mais comumente conhecida como “Capatazia”) da base de cálculo dos impostos”.
Foi justamente esse cuidado que tornou possível a premonição de um cenário mais controlado para a importação ou para compra local de um produto. Isso fez com que a tomada de decisão fosse mais assertiva e estratégica, o que permitiu a compra por um custo mais justo. Dessa forma, a empresa parceira da Macler também pôde receber produtos com bom custo-benefício sem comprometer a qualidade química.
A Macler se comporta como parceiro estratégico dos seus clientes e, por isso, o departamento de compras está sempre preparado, atualizado e atento às mudanças. A integração com a equipe do SmartLab e comercial, tornam a identificação de soluções alternativas mais assertivas.
E então?
Com o cenário incerto se torna cada vez mais importante contar com parceiros estratégicos e soluções inovadoras. O intuito é evitar a dependência da sua indústria química à apenas uma matéria-prima. Aposte na pesquisa e inovação para encontrar alternativas sem perder a qualidade dos seus produtos.
Procure parceiros que se dedicam na busca do desenvolvimento de novos parceiros e fornecedores, novas rotas internacionais e novos produtos, assim como a Macler. Sempre com o objetivo de disponibilizar alternativas de fornecimento que estejam coerentes com as demandas, custos e necessidades dos clientes.
Gostou desse conteúdo? Então acompanhe o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este.
Leia também
Com o aumento da conscientização sobre os impactos ambientais das substâncias químicas, o uso do Nonilfenol Etoxilado começou a ser questionado.
A Macler está expandindo seu portfólio com a inclusão de uma nova substância: o Tributoxi Etil Fosfato, mais conhecido pela sigla TBEP.
No SmartLab da Macler, ao desenvolver uma formulação de limpa vidros que se destaque, são consideradas algumas características chave: limpeza eficiente, secagem rápida, ausência de manchas e marcas e controle da espuma.
Nossa química
Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.
Produtos
Usamos nosso centro de P&D, um laboratório próprio com profissionais experientes, para entregar soluções químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.