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Como evitar a falta de matéria-prima em empresas químicas?

A falta de matéria-prima na indústria química é o resultado de vários fatores, como a grande dependência do setor nacional nas importações. Apesar de ser uma preocupação crescente há alguns anos, atualmente a dificuldade para a aquisição desses insumos tem gerado maior apreensão. 

Dessa forma, listamos algumas boas práticas para colaborar com a redução de impactos negativos no seu negócio, causados por essas incertezas. 

Boa leitura!

Por que a indústria química sofre com a falta de matéria-prima?

A falta de matéria-prima na indústria química tem sido uma apreensão recorrente há alguns anos. No entanto, com a pandemia da Covid-19, a preocupação quanto a esse cenário aumentou devido às mudanças causadas na produção.

Desde o início de 2020 as dificuldades para garantir o abastecimento da cadeia de suprimentos tem alarmado as indústrias químicas. Atualmente há uma corrida contra o tempo e o custo para garantir um estoque saudável e reduzir os impactos causados pela falta de produtos.

Entre os principais desafios gerados por esse contexto estão: o constante aumento nos preços, oscilações da taxa do dólar e extensão do lead time, por exemplo. Nas compras internacionais, os desafios envolvem a falta de contêiners, de embarcações e navios, além do dólar alto, da guerra da Rússia x Ucrânia, aumento no frete internacional e congestionamento nos portos, principalmente na China.

Vale ressaltar que metade dos insumos químicos são importados, sendo a China um grande provedor. Logo, as adversidades pioraram com a pandemia e com a redução da disponibilidade dos recursos naturais deste país.

Como contornar esse cenário?

Acreditamos que com antecipação e ações estratégicas, é possível contornar desafios como estes.

Listamos a seguir algumas boas práticas que colaboram com a redução de danos causados pela incerteza do cenário atual. Assim será possível garantir bons resultados ao seu negócio. Confira!

Aposte no planejamento e estruturação da gestão de compras

O primeiro passo para garantir estabilidade no seu negócio em momentos de crise é o planejamento! Mesmo que isso já seja de seu conhecimento, vale reforçar que, para o setor de compras, é necessário reunir uma série de informações que garantam o sucesso das negociações. Alguma delas são:

  • Levantamento das demandas internas;

  • Frequência das aquisições;

  • Análises de novos pedidos;

  • Orçamento geral e de cada produto;

  • Quantidade ideal para cada matéria-prima.

Em seguida, identifique os objetivos palpáveis do negócio e crie metas realistas para elas. O planejamento é fundamental para manter o setor seguro e controlável. 

E é isso que faz a diferença neste departamento! Isso porque nem sempre os gestores utilizam essas informações como fonte de insight e de base para a tomada de decisão. Deve-se usar dados para compreender as necessidades do negócio e, assim, melhor planejar o setor.

Frase destacada: Outra dica é a integração com outros setores, como o comercial e o controle de estoque. Isso irá colaborar com a conquista dessas informações. Por exemplo, com a análise dessas áreas é possível identificar o tempo de vida de um produto e, consequentemente, detectar o tempo ideal de compra. 

Invista em planos de crise

Para o cenário atual é de extrema importância ter planos para momentos de crise. Por isso, estruture o setor de maneira a controlar as perdas, desperdícios e retrabalhos. 

Sabemos que em certos momentos o corte de gastos é inevitável. Para isso, conte com parceiros que disponibilizam soluções e suporte técnico capazes de reduzir a quantidade de matéria-prima necessária para a suas produções. Esse é um atributo que colabora, também, com a redução de tempo de processos e quantidade de análises de qualidade necessárias.

O investimento em pesquisa e tecnologia garante o desenvolvimento do negócio, impulsionando sua performance.

Também avalie a possibilidade de antecipar compras para garantir um bom volume de estoque e um preço estável e não sofrer com a falta de insumos. E não deixe de acompanhar os valores e as mudanças do mercado para prever possíveis cenários.

Faça boas parcerias com fornecedores

Para se manter em crescimento, é essencial apostar em bons fornecedores. Tenha parceria com aqueles que são autoridade no setor e possuem um time com profissionais especialistas e experientes.

Opte, também, por aqueles que garantam a transparência das negociações e disponibilizem um suporte voltado para o atendimento técnico e de qualidade. Isso aumentará a efetividade das soluções e ajudará a esclarecer as suas dúvidas.

E claro, além disso, os produtos precisam ser capazes de fornecer agilidade e apoio durante os momentos de crise. 

Busque por soluções personalizadas, inteligentes e inovadoras

Soluções inovadoras e personalizadas são importantes para contornar cenários críticos. Com fornecedores capazes de se adequar às suas necessidades e rotina, será possível melhorar o desempenho, aumentar a rentabilidade, reduzir custos e evitar retrabalhos.

Dessa maneira, escolha parceiros estruturados com base no sistema P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Isso irá garantir que eles tenham o comprometimento com o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas, e que se adéquam perfeitamente às suas demandas, evitando desperdícios e excessos.

A Macler é um bom exemplo. Criamos o SmartLab para atuar de maneira estratégica com nossos clientes. O SmartLab garante o desenvolvimento de soluções químicas inteligentes para o mercado de saneantes e cosméticos. O intuito é colaborar com a melhoria da performance dos produtos e assegurar a qualidade de maneira inovadora.

Além disso, também fornecemos o atendimento focado no apoio técnico aos clientes.

Avalie os resultados

Por fim, não deixe de avaliar com frequência os resultados. A análise permite a identificação de gargalos e, consequentemente, a geração rápida de soluções para eles. 

Por isso, se a gestão de compras ainda não possui esse costume, o recomendado é que comece a aplicar essa prática. A tomada de decisão passa a ser mais assertiva e a identificação de oportunidades também. 

E claro, sem a análise não há como determinar o que precisa ser feito para a garantia do alcance das metas. Só assim é possível assegurar a saúde financeira do negócio!

Você aplica isso no seu negócio?

Gostou das dicas? Esperamos que este artigo sirva como um guia durante a implementação de soluções que colaboram com a redução dos impactos do cenário atual. Lembre-se de apostar em inovação e tecnologia para amparar as demandas do negócio sem precisar exceder o orçamento.

Quer entender um pouco mais das soluções Macler e como elas podem te ajudar a reduzir custos? Então entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

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